4 dicas para que sua empresa não sofra com a crise

Cada vez mais prova-se que não existe estabilidade no mundo empresarial.  O cenário econômico vive em constante transformação e basta uma crise econômica, uma mudança legislativa, um post no Facebook e o mercado pode voltar-se contra uma empresa. Apenas empresas conscientes e adaptáveis conseguem sobreviver a estas fases. Confira algumas dicas para passar por momentos ruins:

1. Corte gastos

Uma filosofia de austeridade pode ajudar a equilibrar a balança do faturamento de uma empresa. O corte de gastos deve ser primeiro interno, com negociação com fornecedores, auditoria contábil, etc,  e depois externo avaliando possíveis formas de diminuir despesas sem comprometer a qualidade do produto ou serviço oferecido.

2. Otimize processos

É o ajuste das engrenagens de uma complexa máquina corporativa. Empresas com gargalos de produção costumam demandar mais energia do que a necessária para realizar as tarefas diárias – e essa energia custa dinheiro e atenção que deveriam ser usados em outras áreas.

3. Inove

Não basta apenas gastar menos e otimizar o funcionamento da empresa, é preciso manter-se atual no mercado para continuar relevante e lucrativo ante a tantas intempéries. Nesse sentido, a inovação é um ponto crucial. Nunca haverá um aumento de rentabilidade significativo se a empresa não mudar suas formas de atender novas demandas.

4. Blinde-se contra perdas

Empresas são formadas por seres humanos e isso significa uma coisa: que em algum momento haverá algum erro no dia a dia da empresa. Infelizmente isso pode significar perda de dinheiro, tempo, material humano e etc. A solução para que isso não venha a atrapalhar o futuro da corporação é contratar seguros pertinentes ao ramo de atuação. Como seguro automóvel, patrimonial, responsabilidade civil, risco de engenharia, logística, de vida e etc.

Conclusão

Não existe uma fórmula secreta para que empresas vençam crises. No entanto, não mudar a forma de encarar o mercado com certeza é um grave erro que pode trazer consequências pesadas. Todos os empresários devem ter um plano de mudanças para gestão de crises.

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