O plano de saúde empresarial é a melhor forma de uma organização cuidar de todas as pessoas vinculadas a sua estrutura. Há duas maneiras de contratar um plano coletivo: por adesão (pessoas da mesma classe trabalhista, como associações e sindicatos) ou empresarial (para pessoas com vínculo com alguma empresa). Para entender como contratar um bom plano é necessário avaliar alguns fatores:
Rede abrangente de cobertura
Um seguro pode ter uma mensalidade popular e ótima cobertura de doenças e exames, mas nada disso adianta se ele não contar uma ampla rede de distribuição coberta pelo seguro. Assegurar-se disso evita surpresas desagradáveis como ser barrado em um local porque seu plano não é aceito ali.
Mensalidade
Apesar da maioria dos planos de saúde empresariais serem mais baratos que os individuais, é preciso levar o preço em conta. Não adianta possuir um bom plano empresarial se os seus colaboradores não conseguirão pagar.
Cobertura obrigatória
As operadoras são obrigadas por lei a oferecer algumas coberturas. O plano ambulatório-hospitalar, por exemplo, é item obrigatório em qualquer contrato de cobertura. Outro ponto no qual não existe discussão é com relação às doenças que fazem parte da lista CID-10, elaborada e constantemente atualizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Tempo de carência
Os períodos máximos de carência são:
– Urgência e emergência: 24 horas.
– Cirurgias, internações e procedimentos de alta complexidade: 180 dias.
– Parto: 300 dias.
Reajuste do plano de saúde
– Anual: O reajuste é feito somente a partir da data de aniversário do contrato – as operadoras de saúde não podem aplicar um reajuste com valor mais alto do que o autorizado pela ANS, porém são livres para manter suas mensalidades sem reajuste, ou aderir índices inferiores ao divulgado pela Agência Nacional de Saúde.
– Faixa Etária: O reajuste é feito conforme a pessoa fica mais velha. Isso acontece por questões naturais, já que quanto mais idosa for a pessoa, os cuidados com a saúde se tornam mais frequentes e necessários. O reajuste baseado na faixa etária varia conforme a data em que o plano foi contratado – é possível consultar a tabela de reajuste por faixa etária no site da ANS.
– Sinistralidade/Revisão técnica: O reajuste também pode ser feito com base no número de procedimentos e atendimentos solicitados pelo segurado, alegando que essas coberturas foram maiores do que o número previsto em determinado período do contrato.
Conclusão
Estude muito bem o seguro empresarial que pretende contratar. Converse com o corretor e busque a maior quantidade de benefícios possíveis para seus colaboradores. Compare os planos disponíveis. Normalmente eles possuem muitas variações a serem analisadas.
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