Não adianta contar com a empresa mais perfeita, bem planejada e organizada que você já conheceu no mercado corporativo – imprevistos, por menores e mais improváveis que sejam, podem te surpreender a qualquer momento. A melhor maneira de tentar evitar os prejuízos que podem vir associados a esses imprevistos corporativos é tomar algumas atitudes simples e que devem fazer parte da rotina de toda empresa.
Separamos abaixo 10 maneiras de minimizar o risco de ter prejuízo com imprevistos no seu negócio. Que tal conferir?
Imprevistos na rotina de trabalho podem ser evitadas quando a equipe da empresa é treinada e capacitada de acordo com as rotinas de trabalho do local. Quanto mais bem treinadas são as diferentes equipes que trabalham em uma mesma empresa, menores são os riscos de se enfrentar prejuízos e imprevistos na rotina que prejudicam o resultado do negócio.
Imprevistos corporativos podem também ter relação com o estado de saúde de seus funcionários. Um colaborador que fica doente ou que desenvolve uma condição grave que não foi diagnosticada na rotina do trabalho, pode resultar em queda da produtividade de uma equipe, além de co-responsabilidade da empresa no tratamento.
Contar com um acompanhamento da medicina do trabalho na rotina da sua empresa ajuda a minimizar esses riscos desses imprevistos.
Funcionários insatisfeitos podem ser um grande problema para a empresa, e uma maneira de mantê-los satisfeitos é oferecer um espaço de qualidade para realizarem seu trabalho com tranquilidade e prazer. Por isso invista em um ambiente confortável, seguro e, principalmente, de clima agradável, para garantir maior satisfação na sua equipe.
As tradicionais lesões por esforço repetitivo – ou L.E.R – são um dos imprevistos que as empresas comumente enfrentam no dia a dia, mas que jamais se preparam para evitá-los.
Se você não quer ter funcionários afastados por problemas físicos causados pela rotina de trabalho na empresa, fique sempre atento à questões de ergonomia no ambiente da sua empresa.
Conte com a ajuda da equipe de medicina do trabalho e retire todos os possíveis focos de lesão na rotina de seus colaboradores.
Proteger a sua empresa de possíveis ações jurídicas, problemas estruturais ou de segurança do pessoal ou patrimônio, também é um cuidado essencial para quem não quer lidar com imprevistos corporativos. Contrate sempre seguros que tem relação com os riscos que a sua empresa se encontra exposta e garanta mais tranquilidade para você e sua equipe.
Traçar um planejamento estratégico é uma das atitudes que qualquer empresa bem gerida deve ter. O planejamento estratégico, além de ajudar a garantir o alcance de bons resultados, também pode lhe auxiliar a prever e evitar possíveis imprevistos que podem ser encontrados na sua rotina de trabalho pelo próximo ano.
Ter controle do dinheiro que entra e sai da sua empresa, acompanhando exatamente para onde ele vai, como ele é gasto e no que pode ser investido, também são maneiras estratégicas de evitar imprevistos corporativos no quesito financeiro da sua empresa. Conte com um bom acompanhamento das finanças do seu negócio para se proteger nesse aspecto.
O bom gestor conhece detalhadamente cada pedaço e atividade de sua empresa. Essa atitude, além de ajudar a aumentar a produtividade, também garante uma melhor cobertura para evitar possíveis imprevistos que podem ser encontrados na sua rotina.
Por esse motivo, se você quer evitar prejuízos no dia a dia da sua empresa, conheça muito bem todas as atividades que ela executa.
Para manter a sua empresa sempre seguindo em frente e driblando possíveis imprevistos que surgem no mercado, é preciso que o empreendedor seja capaz de se manter atualizado e acompanhando sempre a concorrência e seus parceiros.
Quando você conhece bem o mercado que lhe cerca, é mais fácil identificar e evitar imprevistos que podem atingir a sua produtividade e seu resultado.
Além de todos os cuidados citados acima, toda empresa também deve contar com uma reserva de capital para evitar qualquer tipo de imprevisto corporativo que possa aparecer na sua frente. Por isso nunca deixe o caixa vazio e continue trabalhando como se os problemas não fossem acontecer na sua rotina – é sempre bom ter alguma reserva financeira em caso de alguma emergência.
Você usa algumas das formas citadas acima para evitar prejuízos com imprevistos corporativos? Compartilhe com a gente sua opinião e experiência sobre o assunto!