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Dentre os diversos fatores que fazem as empresas se destacarem e serem reconhecidas no mercado está a comunicação. A maneira com que a organização se comunica com seus públicos interfere diretamente na imagem que esses públicos têm da empresa.

Quando a empresa trabalha sua comunicação de forma integrada e alinhada a um planejamento estratégico, a diferença entre a imagem que a organização quer transmitir, daquela percebida pelos seus públicos, é mínima, chegando bem próximo ao seu objetivo.

Uma das formas de melhorar a eficiência da própria comunicação, dentro da chamada comunicação integrada, é trabalhar seu público interno. A adaptação de estratégias e elementos do marketing tradicional ao público interno é o que chamamos de endomarketing.

O endomarketing visa motivar o público interno da empresa, estimulando o ambiente dentro da organização e fazendo com que os laços dos colaboradores com a empresa sejam estreitados. O principal intuito desta estratégias é ter colaboradores mais alinhados aos resultados desejados pela organização, focados em conquistar melhores resultados mercadológicos, econômicos, administrativos e, principalmente, melhores resultados interpessoais.

A seguir vamos listar algumas dicas práticas de endomarketing que você pode adotar em sua empresa para obter melhores resultados.

 

Comunicação interna

Para que sua comunicação seja a ideal, ou seja, aquela de via de mão dupla, onde a empresa fala, mas também escuta o seu colaborador, dê mais atenção à comunicação interna.

Pequenas ações podem fazer grandes diferenças quando estamos falando em comunicação interna, entre elas, podemos citar a possibilidade de criar um jornal interno da empresa, a utilização mais inteligente da intranet, o envio contínuo de boletins informativos para que as informações da empresa não saiam com ruídos.

A comunicação interna fortalece as relações, informa de forma mais eficiente as ideias e metas da organização, integra o grupo de colaboradores e, de certa forma, ajuda a motivar os funcionários, que sentem fazer parte da empresa.

 

Pesquisa

Para que sua comunicação tenha uma ferramenta para medir a sua eficiência e como está o seu recebimento, o indicado é que a empresa realize pesquisas de satisfação ou de clima organizacional. Com o resultados das pesquisas em mãos, os diretores poderão fazer uma análise detalhada de como seus colaboradores estão se sentindo trabalhando com eles, onde estará ocorrendo falhas na comunicação e, principalmente, pontuando onde poderá estar havendo problemas mais pontuais com seus funcionários.

 

Benefícios

Já pensou em sair do habitual e oferecer aos seus funcionários benefícios fora do que é obrigatório por lei? Isso vai depender do perfil no qual a sua empresa se encaixa, mas pequenos acordos com os colaboradores poderão estimular a qualidade de vida dos mesmos, fato que fará muita diferença na forma com que eles enxergam a empresa onde trabalham.

Entre esses benefícios extras, podemos falar do home office, ou seja, um dia que pode ser acordado entre a empresa e o funcionário, no qual este possa trabalhar em casa. A análise do rendimento do home office será um dos pilares para que o benefício seja mantido ou retirado. Outro benefício que pode ser oferecido internamente são as sessões de ginástica laboral, que melhoram a postura dos colaboradores e evitam alguns problemas de saúde, assim como o oferecimento de sessões de massagem semanais. Da mesma maneira destes últimos, o vale-academia também pode ser considerado um dos benefícios a serem pensados pela organização quando se está objetivando a melhora do relacionamento entre a organização e seu público interno.

Estas são apenas algumas das inúmeras possibilidades que o endomarketing pode trazer para contribuir com a qualidade de vida e, principalmente, do trabalho, facilitando a rotina do colaborador e fazendo com que ele, sem esforço, produza de forma mais eficaz.

Você já pratica o endomarketing na sua empresa? Cada vez mais organizações incluem a política de benefícios no endomarketing para valorizar e motivar sua equipe. Conte pra gente as técnicas e ações que deram certo aí com você. Para receber nossos conteúdos, não deixe de assinar a nossa newsletter!

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