Como aplicar a análise SWOT no dia a dia

O planejamento faz parte do processo de qualquer gestão de uma empresa que deseja obter sucesso no mercado nos dias de hoje. A análise SWOT (ou matriz SWOT) trata exatamente disto: planejamento.

 

Origem e significado

Há controvérsia sobre a origem da SWOT. Grande parte dos autores creditam a técnica a Albert Humphrey, da Universidade de Stanford (EUA), que na década de 60 a 70 liderou um projeto de pesquisa, analisando e cruzando dados das 500 maiores corporações, segundo a revista Fortune, na época.

A sigla SWOT faz referências aos termos ingleses Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças) e, em português, a sigla traduzida pode ser chamada de FOFA. A SWOT consiste em um sistema de análise simples, que tem como objetivo principal, analisar a posição estratégica de uma determinada empresa dentro do ramo em que ela atua.

Análise de ambientes

Com a SWOT pode-se avaliar os ambientes interno e externo, assim como formular estratégias que colaborem para os negócio da empresa, otimizando seus resultados. Este sistema pode ser utilizado, por exemplo, para avaliar um novo negócio, uma nova linha de produtos que a organização planeja produzir ou até mesmo para sanar algumas dúvidas sobre qual a direção que a organização deve levar.

No ambiente externo, comumente dividido em fatores macro (questões demográficas, econômicas, tecnológicas, políticas, legais, sociais e culturais) e micro ambientais (clientes, concorrentes, fornecedores e os públicos), temos as oportunidades, que são os fatores que devem ser aproveitados pela empresa para deixá-la mercadologicamente mais competitiva. No outro lado, temos as ameaças, que são aspectos negativos que têm potencial de comprometer as vantagens que a empresa tem no mercado.

Nas variáveis internas, temos as forças, que são as vantagens que sua empresa tem frente a seus concorrentes. Os pontos fracos são os que debilitam a capacidade da organização, ou seja, a prejudicam. Vale lembrar que é imprescindível que se tenha senso crítico ao usar este sistema, pois só com uma visão realista sobre a situação é que será possível tirar proveito da análise SWOT.

O estudo do mercado, da concorrência e da sua própria empresa faz da análise de ambientes um fator importante na hora de tomada de decisões, portanto, esteja sempre ligado em tendências mercadológicas e em fatores que possam vir a interferir em seu negócio. O ideal é usar a metodologia em conjunto com outras análises e ferramentas, fazendo com que sua estratégia esteja em consonância com a visão geral da organização e de seus objetivos.

 

Para finalizar, se você deseja evitar prejuízos com imprevistos, lembre-se que os fatores externos afetam todos os tipos de empresas, mas apenas as que antecipadamente identificam as mudanças e agem com agilidade conseguem minimizar os danos e as ameaças, aproveitando melhor as oportunidades.

Você já utilizou a análise SWOT na sua empresa? Tem alguma sugestão que posso vir a colaborar com o que escrevemos? Deixa-a nos comentários. Se você ainda não é assinante de nossa newsletter, cadastre aqui, logo abaixo, e receba outros conteúdos no seu e-mail.

Compartilhe

Deixe seu comentário