Como manter a lucratividade do seu negócio com a gestão de riscos

Qual é a primeira atitude que você pensa para sua empresa quando escuta falar em lucratividade? Contratar mais funcionários, investir no marketing, capacitar sua equipe são apenas algumas das ideias que podem surgir na mesa em que os gestores discutem essa questão. Mas alguém parou para pensar na possibilidade das falhas em processos simples da sua rotina estarem interferindo de maneira significativa na capacidade da sua empresa em lucrar?

Nesse artigo vamos falar exatamente sobre a importância de desenvolver esse ponto de vista na sua empresa. Confira como a gestão de riscos pode lhe ajudar a manter a lucratividade do seu negócio!

O que é a gestão de riscos?

Gestão de riscos é nome dado a análise dos processos realizados em qualquer tipo de empresa, com o intuito de minimizar as falhas que podem interferir nos resultados finais do seu negócio. É a gestão de riscos a responsável por identificar, tratar e eliminar (ou minimizar) problemas que causam prejuízos para qualquer tipo de negócio.

Capacitar a sua equipe de gestores, e até mesmo alguns colaboradores chave, para aplicar os conceitos da gestão de riscos no seu dia a dia de trabalho, é uma maneira eficiente de valorizar a lucratividade da sua atividade, afinal, com menos falhas, a chance do processo ser executado com mais eficiência é maior – e isso reflete diretamente no lucro obtido ao final da atividade.

Como aplicá-la em prol da lucratividade?

Você deve estar se perguntando, agora que conseguiu perceber a importância de uma gestão de riscos no seu negócio, como é possível aplicar esses conceitos na sua rotina de trabalho. Preparamos abaixo um passo a passo de itens que você deve aplicar na rotina, para poder vasculhar possíveis falhas que estão minando a sua lucratividade:

Crie processos padrões para todas as atividades da sua equipe

Você já ouviu falar em POP? Os procedimentos operacionais padrões existem para ajudar os membros de uma equipe a não falhar ao executar processos durante a sua rotina de trabalho, não se esquecendo de nenhuma atividade. Se você quer minimizar as suas falhas, crie POPs de todas as atividades do seu time.

Acompanhe, frequentemente, as execuções dessas etapas

Não adianta somente criar os POPs para obter bons resultados – é preciso também avaliar se esses procedimentos estão sendo realizados da maneira correta. Faça, regularmente, uma avaliação dos processos feitos por seu time e veja se alguém está falhando em algum aspecto.

Treine seus funcionários mensalmente

Um time bem treinado é um time que falha menos, por isso valorize sua escala de treinamentos.

 

Tenha planos de contingência para evitar imprevistos

O plano de contingência é o famoso “plano B”, que vai lhe ajudar a evitar que os imprevistos resultem em falhas no seu processo. Todo POP deve contar com um plano de contingência para quando ele não puder ser executado.

Avalie seus fornecedores internos e externos

Nós sempre trabalhamos para alguém e com alguém e, por isso, precisamos avaliar se essas relações estão funcionando da maneira certa. Conheça as atividades dos seus fornecedores e sempre avalie se eles estão lhe atendendo da maneira que deseja – caso contrário, não hesite em trocá-los.

Registre dados e acompanhe indicadores

Tudo que você faz na sua rotina pode gerar um dado importante, que será um indicador da qualidade da sua atividade. Para não perder a chance de acompanhar esses indicadores, crie o hábito de registrar as informações mais importantes da sua rotina, para avaliá-los no futuro.

Faça análises após o final de cada período de trabalho

Não adianta de nada tomar todos esses cuidados se você não usa a experiência como aprendizado para melhorar. Faça sempre uma análise dos seus procedimentos e indicadores ao final de um período especificado (mensal, semestral ou anual), para poder descobrir onde deve melhorar, o que funcionou e o que não deve ser repetido.

 

Você minimizou as falhas dos seus processos? Agora colha os frutos desse esforço e dedicação! Quer conferir outros textos sobre o ambiente de empresas e negócios? Assine a nossa newsletter e não perca mais nenhuma publicação!

Compartilhe

Deixe seu comentário