Teste: sua equipe está feliz em trabalhar na sua empresa?

Grandes empreendedores e líderes de empresas conhecidas mundialmente afirmam que os funcionários são o principal patrimônio de qualquer local de trabalho. Sem eles simplesmente não existe produção e, especialmente, resultados. Por esse motivo é tão importante garantir que você tenha um time que está feliz de trabalhar naquela instituição ou estabelecimento. Mas você sabe realmente dizer se você tem um time de funcionários felizes?

E se fosse possível identificar essa questão com a ajuda de um simples teste? Responda as perguntas abaixo para descobrir se sua equipe está realmente feliz em trabalhar na sua empresa. A cada resposta “sim” você acumula um ponto, que será adicionado no seu escore final. Depois, basta comparar o resultado com a escala de felicidade que disponibilizamos no final do texto, para descobrir em que ponto sua empresa se encontra!

Seus funcionários têm amigos no ambiente de trabalho?

Fazer amigos no ambiente de trabalho é uma ótima motivação para poder levantar da cama todos os dias e enfrentar uma rotina de tarefas árduas, afinal, tudo que fazemos em boas companhias é mais prazeroso e leve de se executar. Se o seu time mostra sinais de que são entrosados e de que trabalham muito bem juntos – e ainda separam um minutinho para tomar uma cervejinha no final do expediente – fique tranquilo. Essa é uma importante característica de uma equipe feliz.

O ambiente é positivo e divertido de se viver?

Alguns locais de trabalho transmitem exatamente o clima em que os funcionários se encontram apenas por passarmos alguns minutos naquele ambiente. Se você e seu time se sentem bem ao chegar no escritório e percebem que o clima está sempre leve e tranquilo, esse também é um excelente sinal de que a equipe está feliz de trabalhar na sua empresa.

As reuniões são divertidas e produtivas?

Reuniões são geralmente encontros massantes e pouco produtivos, não é mesmo? Porém se você e sua equipe sempre tem reuniões que são, ao mesmo tempo, divertidas e eficientes, esse também é um excelente sinal de que vocês trabalham muito bem juntos – e de que estão muito felizes naquele ambiente.

Alguém toma a iniciativa para mudar algo?

Grandes empreendedores afirmam que funcionários motivados são aqueles que sempre trazem novas ideias para poder implantar na sua rotina de trabalho. A iniciativa é um importante sinal de motivação de um membro do time, que reflete bastante o ambiente e a equipe que ele trabalha. Funcionários pouco satisfeitos não “perdem seu tempo” sugerindo algo para melhorar sua rotina de trabalho.

Sua opinião é requisitada frequentemente?

Os membros de sua equipe frequentemente te consultam para saber sua opinião sobre a execução de uma tarefa, ou para receber um feedback sobre seu estilo de trabalho? Isso é um excelente sinal de satisfação com o ambiente de trabalho. Quem não está feliz no emprego não se preocupa com a opinião do supervisor e muito menos está interessado em mudar seu perfil de trabalho.

Seu time tem orgulho de vestir a camisa?

Esse é um sinal clássico e claro de que sua equipe está feliz de trabalhar na sua empresa. Quando o time tem orgulho de falar que trabalha naquele local e que veste a camisa em qualquer tipo de situação, é claro que a felicidade em representar aquele grupo está estampada na cara do funcionário.

Qual equipe é a sua?

6 pontos: Equipe motivação!

Parabéns! Você tem um time que está 100% feliz com o local de trabalho, os colegas, os supervisores e a sua rotina de tarefas. Continue mantendo a sua equipe motivada para sempre colher os resultados positivos desse investimento.

5 pontos: Equipe harmonia

Trabalhar na sua equipe é motivo de extrema felicidade, mesmo nos dias mais difíceis. Para esse time não existe tempo ruim ou adversidade que interrompa sua vontade de trabalhar em completa harmonia.

4 pontos: Equipe família

A relação entre a empresa e sua equipe é similar a que temos com a nossa família: até podemos enfrentar problemas irreconciliáveis, porém família a gente defende até mesmo nos piores momentos. Parabéns por conseguir construir um time família!

3 pontos: Equipe vai que cola

Vocês sabem que a situação não está 100% perfeita para vocês, que existem problemas na relação entre a equipe e a empresa, mas que nem todo mundo está interessado em resolver. O time traz bons resultados porque vocês são adeptos do “uma hora o retorno chega”, porém isso pode custar alguns problemas emocionais e de relacionamento para os membros da equipe.

2 ponto: Equipe infeliz

Não há como negar que você tem uma equipe infeliz nas mãos. Eles até seguem trabalhando normalmente, mas na primeira chance que tiverem para encontrar uma oportunidade melhor, não vão nem mesmo hesitar em te largar para trás. Cuidado!

1 ponto: Equipe inexistente

Você não tem equipe. Tem, no máximo, um aglomerado de pessoas trabalhando juntas e pensando somente no dinheiro que vão receber ao final do mês. Essa situação precisa ser mudada urgentemente por você.

Compartilhe

Deixe seu comentário