6 sinais de que sua equipe está desmotivada

Nada é mais prejudicial para uma empresa do que contar com uma equipe de trabalho que está completamente desmotivada. Essa situação reflete na queda de produtividade e também dos seus resultados, prejudicando todo o funcionamento do negócio que você precisa – e pretende – manter. Mas você sabe identificar uma equipe desmotivada? Alguns sinais claros podem lhe ajudar a reconhecer a desmotivação e, especialmente, solucionar o problema para não prejudicar o ambiente de trabalho.

Confira esses seis sinais clássicos de que sua equipe está desmotivada.

As segundas-feiras são um tormento no escritório

Se você já percebeu que toda a sua equipe chega com um humor completamente diferente nas segundas-feiras – e que só tende a melhorar com a proximidade da sexta-feira – algo está muito errado. O famoso mau humor da segunda-feira é um importante sinal de que o trabalhador está incomodado com a sua rotina de trabalho e, por esse motivo, acordar cedo depois de um excelente final de semana é um grande tormento para ele.

As reuniões sempre começam atrasadas

Reuniões que se iniciam atrasadas são um claro sinal de falta de comprometimento da sua equipe com os objetivos da empresa e com a conquista de resultados. E falta de comprometimento significa o que? Uma provável falta de motivação com aquele trabalho que eles executam diariamente.

Comece a prestar atenção na rotina de reuniões da sua equipe. Se elas estão começando cada vez mais tarde e resultam em cada vez menos retornos positivos, algo está errado.

A produtividade ao longo do dia cai drasticamente

Não existe sinal mais claro do desânimo na rotina de trabalho do que a queda de produtividade de seus colaboradores. Quem sempre rendeu muito bem durante o dia de trabalho e, repentinamente, começa a não conseguir entregar todas as suas tarefas, pode estar se dedicando menos simplesmente porque não acredita mais naquilo que faz.

Fique atento aos seus funcionários que tiveram uma queda significativa de sua produtividade: a falta de motivação pode ser a causa principal.

A rotina é marcada pelo silêncio

Seu ambiente de trabalho sempre foi feliz, descontraído e com boa convivência entre os colegas, e repentinamente o silêncio tem prevalecido no local? Isso também é um sinal claro de que sua equipe está desmotivada. O silêncio mostra que as pessoas não estão animadas em executar aquelas tarefas, já que não trocam ideias e não procuram interagir com seus colegas em busca de um melhor resultado.

A famosa “rádio peão” está rolando solta

Você tem visto muitos grupinhos sussurando e conversando em cantos estratégicos da sua empresa, tentando evitar que os gestores percebam o que está acontecendo? Essa é a famosa “rádio peão” e pode ser um importante sinal de que a falta de motivação está dominando boa parte do seu time.

Tente descobrir qual é o assunto principal da rádio peão e evite punir os responsáveis, mas sim solucionar o motivo das queixas.

Você está perdendo seus talentos

Seus melhores funcionários estão largando a empresa em troca de melhores propostas? Isso pode estar acontecendo porque eles estão desmotivados com os desafios e as ofertas que você tem para eles. Para tentar segurá-los, que tal melhorar os benefícios corporativos, por exemplo? Ofereça seguros de vida, auxílio previdência, planos de saúde e até mesmo bônus ao final do ano. Quanto mais o funcionário se sentir valorizado, maior será a motivação para ficar com você.

Tem identificado alguns desses sinais na sua equipe? Acredita que pode mudar essa situação? Conte para a gente sua opinião sobre o assunto!

Compartilhe

Deixe seu comentário