5 passos para atrair e reter talentos da sua empresa

Um dos maiores desafios que as empresas apresentam atualmente é a retenção de talentos. Com mercados de trabalho cada vez mais diversificados e competitivos – e profissionais em busca não somente de bons salários, mas de oportunidades que também lhe ofereçam satisfação pessoal e qualidade de vida – as empresas tem mudado a sua maneira de conquistar bons colaboradores e, especialmente, as suas estratégias para retê-los.

Se você trabalha no setor de recrutamento e tem enfrentado dificuldades para atrair e reter talentos em sua empresa, preparamos esse artigo para lhe ajudar. Confira abaixo cinco passos simples e essenciais para contratar e segurar colaboradores de qualidade na sua equipe!

Garanta segurança e estabilidade

Não somente em tempos de crise econômica é que os candidatos a uma vaga de emprego se preocupam com a estabilidade em uma oportunidade de trabalho. Quanto mais experiente o colaborador vai ficando – e mais responsabilidades vai acumulando em sua vida pessoal e profissional – mais ele se preocupa com a necessidade de se sentir seguro em um emprego.

Para conquistar talentos e mantê-los em sua empresa, transmita essa segurança e estabilidade para seus colaboradores, tentando sempre afastar o fantasma do desemprego e mantendo a equipe sempre motivada em trabalhar melhor.

Benefícios são sempre bem vistos por qualquer colaborador

Já existiu o tempo em que um bom salário era capaz de segurar um talento em uma empresa por muitos anos. Os profissionais qualificados, atualmente, querem muito mais do que apenas ter sua conta corrente cheia de zeros ao final do mês. Por esse motivo cada vez mais as empresas tem se dedicado a oferecer benefícios para seus colaboradores, com o objetivo de cativar a equipe e garantir, principalmente, melhor qualidade de vida para todos eles.

A empresa hoje deixou de ser apenas uma fornecedora de salário e deve também se preocupar com o bem-estar da equipe de trabalho – especialmente dos seus talentos. Por isso, vá além do 13º salário e ofereça plano de saúde empresarial, plano odontológico empresarial, horários flexíveis, descontos em atividades que valorizam a qualidade de vida e até participação nos lucros da instituição. Todos esses benefícios vão reverter em maior motivação e possível retenção dos talentos em sua empresa.

Incentive a busca por conhecimento

Se engana o gestor de RH ou presidente de uma empresa que pensa que o investimento em conhecimento e qualificação da equipe de trabalho não é uma maneira de atrair e reter talentos para seu time. Profissionais de qualidade sabem muito bem o valor que cursos de especialização, treinamentos e oportunidades de estudo tem em sua carreira e rotina de trabalho e, por isso, optam por escolher as empresas que lhes oferecem essas oportunidades no mercado de trabalho.

Se você quer reter e atrair talentos para sua empresa, o investimento em treinamento, conhecimento e educação de seus colaboradores deve estar detalhado em seu planejamento orçamentário.

Mantenha as portas abertas para novas ideias

Talentos gostam de ser ouvidos e ter suas ideias valorizadas. Nada é mais desmotivante para um talento do que trabalhar em uma equipe que está fechada para novos desafios e que jamais aceita ideias que fogem do padrão estabelecido pela empresa.

Se você quer segurar bons trabalhadores na empresa – ou atrair novos profissionais de qualidade para a equipe – é preciso que as portas sempre estejam abertas para novas ideias, assim como a possibilidade de cada colaborador ter maior autonomia para desenvolver projetos próprios e tomar suas próprias decisões.

Construa um bom ambiente de trabalho em todos os aspectos

Nada afasta mais o trabalhador moderno de uma empresa do que um ambiente de trabalho ruim. Como atualmente passamos praticamente 70% do nosso dia no local onde trabalhamos, a melhor maneira de não tornar essa estatística em um problema para nossa qualidade de vida e bem-estar é contar com um ambiente agradável e uma ótima convivência com sua equipe.

Talentos valorizam esse cuidado com o bom ambiente de trabalho – e isso não tem relação somente com o conforto de uma cadeira ou a decoração da sala onde ele vai trabalhar. O investimento nas relações pessoais também é valorizado por esses profissionais. Por isso planeje happy hours e confraternizações com o intuito de sempre transformar sua equipe em um time unido e com afinidade não somente no local de trabalho, mas também fora dele. Isso vai ajudar a tornar o ambiente mais atrativo e acolhedor.

Desejar atrair novos talentos e segurar colaboradores valiosos em sua equipe é essencial para aumentar a qualidade do serviço prestado pela empresa e a produtividade de um time. Quais desses passos você já implementou na sua empresa para poder atrair e reter mais talentos? Compartilhe com a gente a sua opinião e suas experiências!

Compartilhe

Deixe seu comentário