Cada vez mais prova-se que não existe estabilidade no mundo empresarial. O cenário econômico vive em constante transformação e basta uma crise econômica, uma mudança legislativa, um post no Facebook e o mercado pode voltar-se contra uma empresa. Apenas empresas conscientes e adaptáveis conseguem sobreviver a estas fases. Confira algumas dicas para passar por momentos ruins:
Uma filosofia de austeridade pode ajudar a equilibrar a balança do faturamento de uma empresa. O corte de gastos deve ser primeiro interno, com negociação com fornecedores, auditoria contábil, etc, e depois externo avaliando possíveis formas de diminuir despesas sem comprometer a qualidade do produto ou serviço oferecido.
É o ajuste das engrenagens de uma complexa máquina corporativa. Empresas com gargalos de produção costumam demandar mais energia do que a necessária para realizar as tarefas diárias – e essa energia custa dinheiro e atenção que deveriam ser usados em outras áreas.
Não basta apenas gastar menos e otimizar o funcionamento da empresa, é preciso manter-se atual no mercado para continuar relevante e lucrativo ante a tantas intempéries. Nesse sentido, a inovação é um ponto crucial. Nunca haverá um aumento de rentabilidade significativo se a empresa não mudar suas formas de atender novas demandas.
Empresas são formadas por seres humanos e isso significa uma coisa: que em algum momento haverá algum erro no dia a dia da empresa. Infelizmente isso pode significar perda de dinheiro, tempo, material humano e etc. A solução para que isso não venha a atrapalhar o futuro da corporação é contratar seguros pertinentes ao ramo de atuação. Como seguro automóvel, patrimonial, responsabilidade civil, risco de engenharia, logística, de vida e etc.
Conclusão
Não existe uma fórmula secreta para que empresas vençam crises. No entanto, não mudar a forma de encarar o mercado com certeza é um grave erro que pode trazer consequências pesadas. Todos os empresários devem ter um plano de mudanças para gestão de crises.