Como melhorar o ambiente de trabalho?

Clima de trabalho é a atmosfera presente no dia a dia de uma empresa. Ele pode ser extremamente pesado, em casos de escritórios muito formais, ou extremamente leve como em algumas startups. O que importa é que o seu ambiente de trabalho sempre pode melhorar. Conheça algumas dicas:

Identifique pontos de contração

O que torna o clima chato? Tudo que gera tensão. Pode ser um chefe rigoroso demais ou um colega que pratica bullying corporativo. Talvez seja uma sala excessivamente formal. Após encontrar esses nós, busque resolvê-los o mais rapidamente possível.

Espaços de descontração

Nem toda empresa usufrui de uma boa infraestrutura. Mas se for possível, mantenha uma sala reservada para descontração da equipe. Nela pode haver videogames, livros, sofás, copa e etc. É preciso haver confiança na equipe para tal feito. Nesse ambiente, os colaboradores poderão relaxar e fazer pausas que são efetivas para a descontração no expediente.

Mude a decoração

A maioria das pessoas passa mais tempo no trabalho do que em casa. Essa constante presença pode cansar. Uma boa solução é mudar a disposição dos móveis ou simplesmente pedir para que todos troquem de lugar.

Liberdade de sair do escritório

É comprovado cientificamente que fazer pausar de 15 minutos a cada hora de trabalho torna a performance do profissional mais produtiva. Dar liberdade para os colaboradores fazerem pausas e sair para respirar ar puro pode trazer grandes resultados para a empresa e para o clima de trabalho.

O dia da fruta

Que tal eleger um dia da semana para servir todos os colaboradores com frutas dos mais variados tipos? Além de incentivar uma alimentação saudável, o gestor estará mostrando que se importa com os funcionários. Todo ambiente fica mais alegre quando há comida disponível.

Não tolere fofocas

Muitos ambientes de trabalho são arruinados quando são tomados por fofocas. Imagine como uma equipe trabalha ao saber de um rumor que a empresa está cortando custos no seu setor? Por isso evite ao máximo que os funcionários fofoquem. É extremamente nocivo ao ambiente de trabalho.

Conclusão

O item mais importante para obter um clima de trabalho agradável e produtivo é a confiança. Estabeleça essa relação com os colaboradores e estimule isso entre eles. A atmosfera corporativa tende a melhorar quando todos trabalham unidos como colegas – e não concorrentes. Isso aliado a vantagens concretas de um Programa de Benefícios ao Colaborador fazem com que a empresa se torne um ambiente agradável e feliz.

Compartilhe

Deixe seu comentário