6 riscos que rondam as empresas diariamente

Uma das tarefas mais difíceis para quem tem uma empresa é gerenciar os riscos aos quais ela está exposta. É claro que é impossível evitar o surgimento de qualquer tipo de risco na rotina corporativa de uma empresa, entretanto é sim possível tentar amenizar esses perigos, trabalhando com estratégias de prevenção ou, na grande maioria das vezes, contando com seguros que cobrem possíveis danos que podem acontecer em diferentes cenários.

Nesse artigo vamos discutir um pouco sobre os possíveis riscos que rondam as empresas diariamente, mas que nem sempre os empresários se preparam para evitar – ou combater. Confira!

Danos civis

Toda e qualquer empresa está susceptível a sofrer algum tipo de dano civil.  Imagine, por exemplo, se você não entrega algum produto ou projeto na data correta para um cliente que contratou seu serviço. A partir desse momento em que você, mesmo que por pouco, deixa de cumprir um contrato, está expondo a sua empresa a um dano civil.

Processos na justiça podem não ser originários somente da sua relação com o cliente. Funcionários também levam a empresa para a justiça e, para isso, é preciso estar protegido para resolver esses problemas sem grandes dores de cabeça.

Crimes cibernéticos

Com o aumento do uso da internet em todo o mundo para ajudar não somente na comunicação, mas no armazenamento de informações no ambiente de trabalho, é natural que o número de crimes cibernéticos que atacam as empresas também suba consideravelmente. Desde uma simples violação no site institucional, até a obtenção de dados confidenciais da instituição, o cuidado com as informações disponíveis online é uma das principais preocupações das empresas no mundo moderno.

Cenário econômico do país

Ninguém está isento de algum risco financeiro quando o país apresenta problemas graves na sua política econômica – nem mesmo a sua empresa. Por isso se proteger de alguma alteração no cenário econômico do país é um cuidado essencial para qualquer tipo de empresa: desde as pequenas, até as grandes corporações.

Mudanças políticas dentro e fora da empresa

Empresas podem trocar presidentes, perder sócios e até se envolver em outras questões políticas mais graves. Esse cenário pode afetar por completo o trabalho dentro do ambiente corporativo. Movimentações políticas externas, como, por exemplo, a troca de presidente do país ou um governador do estado, também pode refletir diretamente na saúde da corporação.

Desastres naturais

Imagine um dia em que uma chuva mais forte destrói o estacionamento externo da sua empresa. Ou um curto circuito pode acabar com metade dos seus arquivos em papel. Ou até mesmo um raio faz com que uma árvore, ou um poste, derrube boa parte do seu espaço corporativo. Todos esses – e muitos outros – cenários de desastres naturais devem ser previstos por empresas de grande e pequeno porte, afinal, nunca estamos 100% imunes a eles.

Furtos e roubos

O risco de furto ou roubo também não isentam as empresas. Apesar de situações criminosas como essas atingirem, principalmente, indivíduos ou ambientes particulares, as empresas também estão expostas ao mesmo risco. Por esse motivo, ter preocupações básicas com a segurança – do seu ambiente de trabalho e de seus funcionários – é indispensável à qualquer tipo de empresa.

Vários tipos de risco, que vão muito além desses, rondam as empresas diariamente. O que você tem feito para mudar essa situação? Quais seguros já contratou para se proteger dessas possíveis dores de cabeça? Compartilhe sua opinião conosco!

Compartilhe

Deixe seu comentário